D.Dinis
Português
Prof:
2012/2013
Índice
Introdução 3
Biografia de D. Dinis 4
Análise do poema 6
D. Dinis 6
Canto III 8
Estrutura externa 10
Estrutura interna 10Estilo e linguagem 10
Conclusão 11
Bibliografia 12
Introdução
Este trabalho foi proposto no âmbito da disciplina de Português pela professora.
Este trabalho é para avaliação. Acho um bom tema.Este trabalho é para que possamos aprender mais sobre os nossos trabalhos individuais e para podermos ter criatividade nas nossas apresentações.
Vou começar a falar da vida de D. Dinis e depois fazeranalises dos poemas e do canto III d´Os Lusíadas.
Biografia de D. Dinis
O rei D. Dinis foi o sexto rei da Primeira Dinastia, chamada Afonsina porque começou com o D. Afonso Henriques. D. Dinisgovernou Portugal de 1279 a 1325. Reinou durante 46 anos!
A esperança de vida nesta época era mais ou menos de 50 anos...
"D. Dinis fez tudo o que quis", é uma expressão muito verdadeira. Começou oseu reinado com 18 anos e era muito responsável, pois foi educado desde sempre para governar.
Uma das primeiras coisas que fez foi instaurar as chamadas Inquirições (não confundir com a Inquisição!).Esta medida não deixou o clero e a nobreza nada felizes, mas o rei não se importou.
Cada rei tinha um cognome, uma espécie de alcunha pela qual ficavam conhecidos. D. Dinis era "O Lavrador".
Eraassim chamado por duas razões:
* Desenvolveu a agricultura, dando terras para cultivar a quem não tinha (mas apenas se as trabalhassem) e por transformar zonas de pântanos em terras próprias para aagricultura.
* Mandou plantar o famoso pinhal de Leiria. Aliás, a verdade é que apenas substituiu os pinheiros mansos que já existiam por pinheiros bravos, de melhor crescimento e raízes maisfortes. Assim preveniu a erosão. Para aumentar o comércio, D. Dinis promoveu as feiras francas, onde os comerciantes não pagavam determinados impostos. Por exemplo, não pagavam portagens, que já na...