CUIDADOS CAPILARES ENTRE HOMENS E MULHERES
1. INTRODUÇÃO
O cabelo é uma estrutura viva, sendo que a parte visível é uma haste formada pela queratina que se divide em córtex e cutícula, e que sai da epiderme, onde é fabricada a partir da raiz ou bulbo piloso. Os cabelos são elementos externos à pele, apesar de nascerem dentro dela, os cabelos tem que ser alvo de higienização para reduzir o número de microorganismos albergados diariamente.
Segundo Steiner (2003) a importância do cabelo para o ser humano tem duas óticas: a primeira, filosófica, na qual sabemos ser ela nula, isto é, os cabelos não tem mais nenhuma função, como poderiam ter na pré-história, da proteção contra o meio ambiente; a outra psicológica ou emocional, e ai ela é incomensurável. Há relatos sobre cabelos desde o antigo Egito, onde o tipo de penteado representava a casta social de quem o portava. Há relatos da bíblia como o caso sobejamente conhecido por Sansão, que perdeu sua força após ter seus cabelos cortados.
Fato é que a beleza do cabelo está diretamente relacionada a cuidados como: alimentação, higienização, e tratamentos. Todavia entre eles o mais importante é a higienização diária com os cabelos, desde que sem retirar a proteção natural dos cabelos, deste modo deve-se dar preferência a água fria e abundante no enxágüe.
O nosso objetivo com essa pesquisa é identificar a frequencia de lavagem dos cabelos entre homens e mulheres dos cursos de graduação da Universidade Paranaense de Guaira/PR. Qualificar a frequencia de lavagem entre as mulheres; quantificar a frequencia de lavagem entre os homens.
3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Para Claudia e Karina (2009) diariamente os cabelos são expostos a diversos tipos de estresse, causados por inúmeros agentes agressores externos, como radiação UV, água da piscina, agressores físicos, como processos térmicos e mecânicos, e os químicos, representados por alisamento, permanente e tintura.
Segundo Chitwood (2002) os cabelos podem ser normais,