Trabalho sobre Fisiologia do Cabelo e couro cabeludo
1
O QUE É O CABELO?
O cabelo (do latim capĭllus) é cada um dos pêlos que crescem no couro cabeludo; Os fios do cabelo possuem duas estruturas separadas: o folículo ou raiz que tem origem na pele e a haste situada acima da epiderme.
Há cerca 150.000 fios capilares numa pessoa adulta e crescem em média 1 cm a 1.5 cm por mês. Perdemos diariamente entre 50 e 100 fios. Diferenciam-se dos pelos comuns pela sua elevadíssima concentração por área de pele e pelo desenvolvimento em comprimento.
Podem ser lisos, crespos, ondulados e de muitas cores. Os cabelos não servem só como um aliado estético (dando forma e valorizando o rosto) mas também funcionam como um isolante térmico, protegendo a cabeça das radiações solares e da abrasão mecânica. Também podem ser um indicativo de diversas doenças que se manifestam alterando sua estrutura.
O cabelo contém, basicamente, os elementos carbono, hidrogénio, oxigénio, nitrogénio e enxofre. São conhecidos por C.H.O.N.S
(típico da queratina capilar). Outros elementos formam menos que 0,1% da massa do cabelo.
Esses elementos unem-se dando lugar a moléculas de aminoácidos que, por sua vez, agrupados em forma especial e em número determinado, formam a proteína.
" Portanto o que difere uma proteína da outra é a quantidade de aminoácidos e como eles se ligam" O cabelo compõe-se fundamentalmente de moléculas de proteínas, sendo a mais importante a queratina.
As fibras do cabelo humano estão ligados entre si através do aminoácido Cistina (rico em enxofre), que faz com que o fio não se dissolva na água.
O fio de cabelo é dividido em três partes distintas: 2
A Cutícula
É uma camada externa do cabelo composta por células de queratina uma sobrepondo a outra e proporciona proteção, flexibilidade, força e brilho. Por ser a camada mais externa permite isolar os mesmos agentes químicos e mecânicos.
Age como uma capa protetora incolor e translúcida, ela é hidrófila e tem a capacidade de contrair-se e de expandir-se à medida que