Condicionamento Operante em Rato Albino, Utilizando Como Reforço Positivo à Água.
Inspirados nos trabalhos de Skinner o presente documento tem como objetivo apresentar os resultados obtidos a partir da análise de dados dos experimentos realizados. Entretanto para compreendermos como chegamos aos experimentos é necessária uma introdução sobre o histórico da psicologia, do estudo do comportamento e da criação do Behaviorismo.
Nasce a Ciência Psicológica
A psicologia surge como ciência a partir de 1879 quando Wilhelm Wundt funda o primeiro laboratório de Psicologia Experimental em Leipzig na Alemanha. Wundt buscava tornar a psicologia uma ciência independente da fisiologia e da filosofia. Acreditava que o propósito da nova ciência seria o “estudo científico da experiência consciente”. Os métodos de estudo deveriam ser tão rigorosos e objetivos quanto os das ciências da natureza com “a física e a química”. (Weiten, 2008)
Estruturalismo e Funcionalismo
A divergência de pensamentos característicos de todas as ciências formou duas correntes de pensamento o Estruturalismo e o Funcionalismo.
O estruturalismo baseou-se nas idéias de Wundt e foi liderado por Edward Bradford Titchener. Segundo esta corrente a missão da psicologia estrutural era “analisar a consciência nos seus elementos básicos e investigar como esses elementos estavam relacionados” (Weiten, 2008, p.6). Para estudar esses aspectos básicos os estruturalistas faziam uso da introspecção e observação sistemática. Esses métodos foram veementemente criticados pelos teóricos que contrapunham o estruturalismo e até mesmo por Wundt que não considerava a validade de tais métodos como científicos.
O grande teórico do Funcionalismo foi William James. Os funcionalistas tinham uma visão diferente a cerca do propósito de estudo da Psicologia, acreditavam que ela “devia investigar a função ou propósito da consciência em vez de sua estrutura” (Weiten, 2008). Não viam utilidade na introspecção, não acreditavam ser