Comportamento Organizacional: O conflito e a negociação
A importância da negociação e administração de conflitos funda-se na busca de respostas adequadas para cada fato.
O foco dos negociadores está no conteúdo da negociação. Tratar com atenção o processo de negociação aliado ao bom tratamento às pessoas é extremamente relevante para a focalização no objetivos reais.
Em relação a negociação em equipe, esta vem se concretizando como primordial para auferir bons resultados, haja visto, a amplitude de conhecimentos que certas convenções exigem. O trabalho em conjunto e baseado em uma preparação qualificada, é muito mais vantajoso que uma negociação individual.
Quando o assunto é capacitação organizacional em negociação, automaticamente tratamos em capacitação individual, a capacitação em equipe e a organizacional são pouco ou nunca lembradas. A negociação de uma empresa não depende só da capacidade individual, negociadores de alto nível podem obter resultados frustrantes em meio a condições organizações negativas. Desta forma. Cabe exaltar que, é indispensável a identificação dos vários níveis de negociação para que se possa também identificar os processo estruturais e recursos adequados para se alcançar a competência organizacional em negociação.
Em relação ao conflito, este pode ser positivo, o embate pode gerar idéias, e discussões de vários assuntos, permitindo assim, inúmeras opiniões diferentes. O conflito não é em seu todo, um ponto negativo, apenas temos que saber interpretar e se relacionar com eles para não ocasionar intrigas. Os conflitos podem ser resultantes da: experiência de frustração de uma ou ambas as partes; das diferenças de personalidade e de metas diferentes, bem como de diferenças em informações e percepções.
Tais conflitos evoluem e apresentam certas características, tais como; discussão; debate; façanhas, imagens fixas, permanência a qualquer custo, estratégias, ausência de humildade, ataque de nervos e ataques generalizados.
Não