C Lulas Resumo Concluido
As células são as unidades funcionais e estruturais dos seres vivos. Apesar da grande variedade de animais, plantas, fungos, protistas e bactérias, existem somente dois tipos básicos de células: as procariontes e as eucariontes.
As células procariontes constituem as bactérias. São células menores, geralmente com uma parede por fora da membrana celular e que não apresentam o apresentam envoltório nuclear separando o material genético (DNA) dos outros constituintes celulares. Além disso, estas células não possuem histonas (proteínas básicas especiais) ligadas ao DNA, nem organelas citoplasmáticas envolvidas por membrana.
Excluídas as bactérias, todos os demais seres vivos são constituídos por células eucariontes, que são maiores do que os procariontes e apresentam o núcleo celular circundando por uma dupla membrana, o envoltório nuclear. Estas células possuem histonas associadas ao DNA e contêm abundantes organelas citoplasmáticas envoltas por membranas.
Cada célula do nosso corpo tem uma função específica. Mas todas desempenham uma atividade "comunitária", trabalhando de maneira integrada com as demais células do corpo. É como se o nosso organismo fosse uma imensa sociedade de células, que cooperam umas com as outras, dividindo o trabalho entre si. Juntas, elas garantem a execução das inúmeras tarefas responsáveis pela manutenção da vida.
Nucléolo - que é responsável pela produção dos componentes ribossômico. Núcleo - responsável por conservar, transmitir a informação genética e regulação celular, além de síntese de proteínas.
Carioteca - atua na proteção e seleção da permeabilidade para o núcleo.
Ribossomos que participam da tradução de RNA e síntese de proteínas, além das Vesículas que atuam no transporte de substâncias dentro de si.
Existem dois tipos de Retículos endoplasmáticos presentes na célula, denominados de endoplasmático Rugoso, o qual é responsável pela síntese e transporte de proteínas, e o endoplasmático Liso,