Atividade De Aprofundamento APII
RGM: 15253953
Atividade de aprofundamento APII
Existem muitas fontes que degrada o meio ambiente, porém o resíduo químico é considerado como o mais agressivo. Estes resíduos ainda causam um impacto irreversível ao meio ambiente e na saúde publica. Já vivenciamos problemas desses poluentes no meio ambiente podendo citar: O aquecimento global, causando o derretimento de geleiras, enchentes, desastres naturais e desordem de temperatura são sinais claros.
A indústria contribui com a maior parte dessa poluição, Segundo a NBR 16725:2011 publicada em 06/02/2011 e valida a partir de 06/02/2011 essa norma é complementar a legislação especifica vigente referente a resíduos químicos. Essa norma se aplica aos resíduos químicos classificados como perigosos pela ABNT NBR 100004 (classificação de resíduos sólidos) e pelas regulamentações de transporte de produtos perigosos (Resolução 420 ANTT) e suas instruções complementares. Aplica-se também a materiais contaminados com produtos ou resíduos químicos, tais como filtros, embalagens, entre outros.
Definições de resíduos perigosos: São definidos como resíduos perigosos, aqueles que apresentam periculosidade característica oriunda de suas propriedades físicas, químicas ou infectocontagiosas, que podem acarretar:
1. Riscos a saúde publica, provocando ou acentuando, de forma significativa, um aumento de mortalidade ou incidência de doenças.
2. Riscos ao meio ambiente, quando o resíduo é manuseado ou destinado de forma inadequada. Outra definição que a mesma norma nos dá, diz que resíduos perigosos são aqueles que apresentam uma das características seguintes: Inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e patogenicidade.
Aterros de Armazenamento
O envio dos resíduos químicos que não são tratados na própria indústria é enviado a uma instalação de armazenamento, este serão colocado em armazenamento temporário. Uma usina armazena materiais perigosos em uma de varias estruturas. incluindo: