C Lula
Para inicio de conversa, a célula foi descoberta em 1669 pelo cientista inglês Robert Hooke ao observar um pedaço de cortiça num microscópio de duas lentes de fabricação própria, ele viu pequenas cavidades separadas por meio de paredes, denominando as cavidades com o termo célula, porém o que ele viu, foram células mortas. Em 1673 o microscopista Antonie Von Leeuwenhoeck deu uma grande contribuição para ciência, ele estudou precisamente o núcleo celular, através desses estudos que foi descoberto o nucléolo, núcleo do núcleo e todas as células. Após muito anos da descoberta da célula, é que foi lançada a Teoria Celular no século XIX, onde os alemães Mathias Jakob Schleiden e Theodor Schwann estabeleceram que a célula é a unidade fundamental da vida, onde tudo que se considera vivo é composto e estruturado por células, sendo trilhões ou apenas uma.
Essa teoria se constitui em três pontos, segundo Schleiden e Schwann, “A vida existente somente nas células”, “As células provêm somente de células preexistentes” e “A célula é a unidade de reprodução e transmissão das características hereditárias”.
Outro avanço na época foi a descoberta de Schwann que a célula não é só a unidade estrutural, mas também a unidade de desenvolvimento de todos os organismos vivos, devido ao estudo em que o desenvolvimento de um embrião começa com a fusão de duas células reprodutoras(óvulo e espermatozoide), com a fusão o óvulo passa a ser a única célula.
E para finalizar, devido a esses gênios do passado, atualmente sabemos que todo ser vivo, seja ele de qualquer reino, é composto por célula, alguns por uma única e outros por varias,