C digo de tica do Jornalismo
Código de Ética do Jornalismo
O código de ética do jornalismo, quando discutido e analisado, nota-se o quão bom ele é na teoria. Na prática, é possível ver inúmeras contradições ao código, grandes emissoras, grandes veículos de informações pecam, quase que semanalmente, algo em relação à ética no Brasil. Dentre os artigos, apenas cinco serão analisados.
No Art. 1º O Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros tem como base o direito fundamental do cidadão à informação, que abrange o direito de informar, de ser informado e de ter acesso à informação.
Se tivermos o direito assegurado a informação e de ter acesso, porque em várias situações da história recente deste país as notícias foram peneiradas e somente divulgadas com um verdadeiro interesse parcial. Os veículos de informações prezam o interesse da empresa e não a informação para a sociedade. Hoje em dia, nenhum tipo de informação irá prejudicar a empresa e seus beneficiários, tendo muitas vezes o governo como o principal.
Art. 3o - A informação divulgada pelos meios de comunicação pública se pautará pela real ocorrência dos fatos e terá por finalidade o interesse social e coletivo.
É um artigo que envolve criticas parecida com o primeiro. Com o avanço da tecnologia, da internet na vida cotidiana das pessoas, é difícil esconder fatos da sociedade como antigamente e muitas emissoras, revistas, jornais e qualquer meio de comunicação, mudaram as suas atitudes, comentários e informações, para não perder a credibilidade construída durante anos perante a população, se adequaram ao código de ética. Mas, ainda assim, é possível ver algumas emissoras ocultando fatos importantes e informação crucial para desenvolver a opinião publica da sociedade.
Art. 7o - O compromisso fundamental do jornalista é com a verdade dos fatos, e seu trabalho se pauta pela precisa apuração dos acontecimentos e sua correta divulgação. Todos ou a maioria dos jornalistas concordam com este artigo e fato. Mas nem todos,