A ética nos negócios
Por se levantarem tais questões e por se tratar de um tema pouco difundido no Brasil, em comparação a países como os EUA, é que este estudo se faz fundamental, principalmente onde a corrupção contamina não somente a classe política, mas chega aos cidadãos comuns na mesma intensidade. Justifica-se também a alta necessidade de análise deste assunto, pois somente através de discussões e debates é que o tema "ética nos negócios" pode deixar de ser tratado como tabu, passando a ser considerado com a seriedade necessária para que as empresas reflitam e amadureçam neste sentido.
O objetivo geral deste estudo é de, sobretudo, explorar os aspectos relacionados à conduta ética nos negócios e seus impactos financeiros e, como objetivo específico, o estudo visa indicar a viabilidade e sucesso da aplicação de métodos e modelos que evitem os impactos decorrentes da má conduta, sob as seguintes hipóteses: a inexistência ou inadequação de controles torna mais propícia a ocorrência de fraudes, e estimula a conduta antiética dentro de uma organização, da mesma forma que uma empresa eficaz em seus processos, inibe e cria defesas contra a má conduta profissional.
Será abordado como objeto principal de estudo a questão da conduta ética e seus impactos financeiros no âmbito interno das organizações. Não será objeto de análise a ética nas organizações, no que se refere à competitividade corporativa ou aos compromissos sociais e ambientais.
Os métodos de estudo empregados tiveram em consideração os objetivos deste estudo, o referencial teórico e as delimitações da análise, portanto foi utilizada a pesquisa bibliográfica, reflexão de dados secundários e, optou-se também por utilizar a pesquisa documental, através de estatísticas colhidas de relatórios de instituições especializadas, visando sintetizar dados numéricos concretos e confiáveis, os quais não poderiam ser obtidos através de pesquisa direta, devido à confidencialidade