A ética nos mais variados contextos
Noções Introdutórias acerca do conceito de ética.
O que é ética?
Segundo Luis Fernando Veríssimo, a ética é um comportamento social, ninguém é ético num vácuo, ou teoricamente ético.
Ética é a ciência do comportamento moral dos homens em sociedade, afirma José Renato Nalini.
Adquirimos valores éticos desde nossa educação primária, quando somos ensinados a agir de determinadas maneiras perante a sociedade.
Ética e Sociedade
Qual a importância da Ética na construção da sociedade?
A sociedade é uma união moral estável de uma pluralidade de pessoas propostas ao atingimento de finalidades comuns, mediante utilização de meios próprios.
A ética é responsável por criar valores morais intrínsecos a cada indivíduo, boas formas de comportamento, para que com isto tenhamos uma sociedade melhor, em que nesta há paz, onde o direito dos outros é respeitado, sociedade esta em que o bem comum prevalece sobre o benefício particular, neste caso estamos falando de uma sociedade utópica.
Ética contemporânea no Brasil
Na atual sociedade brasileira ser ético é difícil e muitas vezes revoltante, pois, com bastante freqüência é possível visualizar atitudes não éticas por parte da maioria da população, e, por conseguinte, as pessoas que outrora agiam eticamente, revoltam-se e se corrompem. Estas pessoas corrompidas deixam de lado seus valores morais e passam a agir da forma que deveria ser eticamente inaceitável, mas que é perfeitamente aceitável pela sociedade.
A sociedade brasileira é extremamente egoísta, egocêntrica, é a ideia do célebre articulador Maquiavel, “os fins justificam os meios”, sendo que interpretada de uma maneira egocêntrica. Os “meios”, ou seja, minhas atitudes podem prejudicar você, porém, isso não importa; desde que o que eu quero seja alcançado. O respeito ao próximo está totalmente esquecido.
A Ética e o direito
Há uma intensa relação entre a ética e o direito, pois ética não é senão a ciência