Método de ensino
Não é o método de alfabetização que determina o sucesso ou fracasso escolar, os defensores do método fônico dizem que países desenvolvidos o adotam porque seria mais eficaz, já os construtivistas afirmam que não se pode culpar o método pelos maus resultados.
Depois de realizar alguns testes indicaram que a média dos alunos de escolas construtivistas, era maior que a média dos alunos alfabetizados pelo método fônico.Porém quando foi levado em conta o desempenho inicial, os dados mostraram que não houve diferença significativa no aprendizado em escolas construtivistas ou fônicas, o melhor resultado apareceu em turmas onde professores usavam as duas abordagens.
Para Ana Teberosky não dá para afirmar o fracasso ou sucesso dos mesmos, teria que haver um estudo aprofundado das práticas pedagógicas dos alfabetizadores em todos os países.
É muito importante para o desenvolvimento da criança, fazer o uso de leitura esse método é super importante para o desenvolvimento cognitivo da criança, sabemos que é complicado alfabetizar 35,40 crianças que é a realidade hoje no nosso país, o ideal para Ana Teberosky é que tivesse 20,25 crianças por sala para acontecer um maior desenvolvimento da leitura e escrita das crianças.
Os principais métodos são fônico e construtivista sendo que o híbrida até pode apresentar alguma vantagem, mais isso precisa ser mais analisado explicam os coordenadores e pesquisadores.
Ao meu ver não existe um método ideal, podemos e devemos usar os métodos de forma combinada para o construtivista e fônico, ambos são importantes para o desenvolvimento escolar da