A ética na familia
INTRODUÇÃO 3
1 O QUE É ÉTICA 4
1.1 FAMÍLIA 5
1.2 EDUCAÇÃO DA FAMILIA 6 1.3 REGRAS DA FAMILIA 7
2 A ÉTICA NA FAMILIA 8
2.1 CARACTERÍSTICA 9
3 CONCLUSÃO....................................................................................................................10
REFERÊNCIAS 11
INTRODUÇÃO
A ética na família se relaciona ao altruísmo, ou seja, a necessidade imperiosa de preocupar-se com os outros, de ir ao encontro de seus interesses e, sobretudo, de não prejudicá-los. Pode ser uma ética extremada, com o sacrifício dos interesses pessoais em prol da família, ou uma ética imparcial no convívio familiar, ou seja, aquela que busca a convergência dos interesses da pessoa com os demais familiares. A falta de ética na família é quando a pessoa só pensa em atender seus interesses pessoais em detrimento das demais pessoas da família.
Existem duas teorias éticas: duas teorias éticas: a da convicção, ou ética dos deveres, da conformidade e da virtude, que se justifica pelo respeito às normas e aos valores; e a da responsabilidade, ou dos resultados, do cálculo racional e dos riscos, que se justifica pela bondade dos fins e pela consecução do máximo de bem para o maior número de pessoas.
1 O QUE É ÉTICA:
Ética é a parte da filosofia dedicada aos estudos dos valores morais e princípios ideais do comportamento humano. A palavra "ética" é derivada do grego, e significa aquilo que pertence ao caráter. Diferencia-se da moral, pois, enquanto esta se fundamenta na obediência a costumes e hábitos recebidos, a ética, ao contrário, busca fundamentar as ações morais exclusivamente pela razão.
Na filosofia clássica, a ética não se resumia à moral (entendida como "costume", ou "hábito", do latim mos, mores), mas buscava a fundamentação teórica para encontrar o melhor modo de viver e conviver, isto é, a busca do melhor estilo de vida, tanto na vida privada quanto em público. A ética incluía