Cromo em aço
ANÁLISES DE AÇOS ALTA-LIGA COM O OES-5500II
O aço que possui mais do que 12% de cromo é denominado inoxidável. Aços inoxidáveis podem ser divididos em dois grupos principais: aços com cromo e aços cromo-níquel. Aços ao cromo possuem basicamente uma estrutura ferrítica, a qual pode ser estabilizada através da adição de molibdênio, níquel, silício, nióbio, vanádio, titânio ou alumínio. O teor de cromo nestes aços varia de 6 até 28%. Através da adição dos elementos mencionados anteriormente, estes aços podem ser modificados e adequados para aplicações especiais. Estes aços são tipicamente utilizados em indústrias petroquímicas ou junto a fabricantes de turbinas, instrumentos cirúrgicos, etc...
O espectrômetro OES-5500 é um espectrômetro de emissão óptica de alta performance. Uma de suas primeiras vantagens é a determinação simultânea de muitos elementos. O OES-5500, com uma mesa de excitação purgada com argônio e uma fonte de centelhamento de alta performance, foi desenvolvido para análises quantitativas acuradas de aços baixa-liga e aços não ligados.
A análise de até 32 elementos incluindo a análise de traços e elementos gasosos é realizada em menos de um minuto através de triplo centelhamento.
O OES-5500 é baseado em um espectrômetro de 600 mm e pode determinar até 64 elementos. Para melhorar sua performance analítica, o métodos de análise de distribuição de pulsos (PDA) e pela resolução espectroscópica por tempo (TRS) são integrados no ciclo de medição. A utilizando destes métodos combinados resulta em melhoramentos referentes à precisão analítica de, especialmente, elementos tais como Al, S, Pb, B e Ca, os quais tendem a formar precipitados em aços.
Excelente acurácia, detectibilidade, reprodutibilidade e alta quantidade de análise de amostras são obtidas, garantindo alta produtividade de análises no instrumento.
Amostras e preparação de amostras
O método clássico para análise de corridas é o de retirar uma pequena