A água
Esse recurso natural representa para a humanidade pelo menos cinco aspectos de extrema importância, são eles: transporte, geração de energia elétrica, irrigação, fonte de alimento e higiene pessoal. Na geração de energia hidrelétrica, nuclear e térmica precisa-se de água. Sendo assim no Brasil, as usinas hidrelétricas são responsáveis por mais de dois terços da energia gerado do país. Diante da falta de água o fornecimento de luz será fortemente afetado, causando apagões, racionamentos, entre outras medidas.
Em meio à escassez da água tanto as donas de casa da zona urbana, quanto os fazendeiros com suas cabeças de gado na zona rural, sofrerá inúmeros prejuízos com a higiene pessoal, a necessidade de beber água e a sua vida financeira afetada. Além do descontrole na economia com diversas empresas com danos, há grande risco de o Brasil passar por uma crise começando com os surgimentos dos desempregos, prejudicando todas as classes sociais, tornando-se cada vez pior, dificultando constantemente varias áreas e papeis exercidos pelos brasileiros.
Logo, a humanidade sofre consequências de não ter evitado o desperdício de água quando podia. Portanto recursos governamentais como projetos de tratamento dos poluentes líquidos industriais para que possam ser reutilizados pode obter muitas melhorias. Embora a única forma de evitar um mal maior são medidas de conscientização em prol da conservação ambiental.