A O Trabalhista
Nome completo da Reclamante, nacionalidade, estado civil, profissão, RG nº___, inscrita no CPF sob nº___, PIS nº___, CTPS nº___, filha de ___, residente e domiciliada (endereço), por seu advogado que esta subscreve (procuração anexa), vem, respeitosamente perante Vossa Excelência, com fulcro nos artigos 840, §1º, da Consolidação das Leis do Trabalho e 282 do Código de Processo Civil, propor AÇÃO TRABALHISTA, pelo rito ____, em face de( Nome da empresa reclamada), inscrita no CNPJ sob o nº____, situada no endereço completo, pelos seguintes fatos e fundamentos:
I- DOS FATOS
A Reclamante fora admitido pela reclamada no (data), momento em que obteve o registro na sua Carteira de trabalho e Previdência Social, para exercer a profissão de vendedora, recebendo o salário de R$_____. Reclamante constava que deveria cumprir a jornada diária de (__), totalizando o montante de (____) horas semanais.
Porém, no (___), a reclamante foi dispensada sem justa causa.
A jornada de trabalho da Reclamante compreendia o horário (colocar) de segunda a sábado, com intervalo para refeição de (verificar).
Ocorre que, durante a vigência do contrato de tralho, a Reclamante além de ter o horário de almoço suprimido, prestava horas extraordinárias ,ou seja, a Reclamante trabalhava horas a mais do seu horário normal.
Pelo exposto, a Reclamante vem através da presente Reclamação Trabalhista requerer o que segue:
DOS BENEFICIOS DA JUSTIÇA GRATUITA
Requer o reclamante os benefícios da justiça gratuita com fulcro na lei 1060/50, isto porque, a reclamante não tem condições de arcar com as custas e despesas processuais sem prejudicar o seu próprio sustento.
Vale ressaltar que a lei não exige que o beneficiário esteja assistido pelo Sindicato, pelo fato das pessoas que não possuem condições financeiras de recolher as custas e despesas processuais socorrem a Justiça do Trabalho devem ter os mesmos