A O De Alimentos NPJ
Antônio Pedro, nacionalidade, viúvo, profissão, inscrito no CPF sob nº ..., residente e domiciliado na ..., cidade de Daluz, Estado de ..., vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, por seu advogado que esta subscreve, com fulcro no art. 1º e seguintes da Lei 5.478/68 propor a presente
AÇÃO DE ALIMENTOS
em face de Arlindo ..., nacionalidade, estado civil, empresário, inscrito no CPF sob nº ..., residente e domiciliado na ..., cidade de Itaquise, Estado ..., pelas razões de fato e de direito que passa a expor.
I - DA ASSISTÊNCIA JUDICIÁRIA GRATUITA
Preliminarmente, nos termos do §2º do artigo 1º da Lei 5.478/68, combinado com o artigo 4º da Lei 1.060/50, uma vez que não possui condições financeiras de arcar com as custas processuais e honorários advocatícios sem prejuízo de seu próprio sustento, requer à Vossa Excelência, sejam deferidos os benefícios da gratuidade da justiça.
II – DA PRIORIDADE DE TRAMITAÇÃO
Ademais, tendo em vista o fato de que o Autor possui mais de 60 (sessenta) anos, requer ainda a prioridade na tramitação, benesse essa a qual faz jus diante da determinação legal prevista no artigo 71 do Estatuto do Idoso, bem como do artigo 1.211-A do Código de Processo Civil.
III - DOS FATOS
O Autor, contando no momento com 72 (setenta e dois) anos de idade, dos quais 40 (quarenta) passou ao lado de sua esposa Lourdes, com a qual tivera um filho, Arlindo, ora Requerido, vem passando por inúmeras dificuldades financeiras, pois não possui mais condições de trabalhar e prover o seu sustento, tendo em vista a grande tristeza que o acometeu com o falecimento de sua mulher, sobrevivendo da ajuda de alguns vizinhos e parentes, especialmente de sua sobrinha-neta Marieta.
No entanto, o Requerido, único filho do Autor, que, aliás, é proprietário de uma rede de hotelaria, razão pela qual é evidente que possui