Erosão e Contaminação do Solo
Erosão
Descrição
Denomina-se erosão a desagregação das partículas do solo ou de outros materiais da crosta terrestre, como rochas e montanhas. É um processo natural, causado principalmente pelo impacto de agentes como as chuvas, o vento e as águas dos rios, que removem e transportam essas partículas. Erupções vulcânicas também são causadores comuns de erosões, pois deslocam grande quantidade de terra e rochas.
Além dos fatores naturais, no entanto, algumas ações antrópicas (humanas) são capazes de acelerar de forma esmagadora o processo de erosão, o que acaba provocando diversos problemas socioambientais.
Geralmente - ao invés de cair diretamente no solo -, boa parte da água da chuva cai primeiro sobre as árvores, o que diminui o efeito erosivo que ela provocaria caso não o fizesse. Finalmente, chegando ao solo depois de escorrer pelas folhas e pela copa das árvores, essa água é recebida por diversas raízes que, além de absorver parte dela, são capazes de agregar o solo e mantê-lo unido e cosistente, assim evitando deslizamentos. Além disso, a copa das árvores protege o solo contra a luz, o calor e o vento.
À medida em que tais árvores são lentamente extinguidas pelo desenfreado processo de desmatamento, tão comum nas sociedades atuais, esse pequeno sistema de proteção do solo deixa de existir, levando consigo a resistência do mesmo às erosões. Os nutrientes e sais minerais começam a ser removidos pela ação do vento. A água, sem qualquer obstáculo em seu caminho, agora transporta toda essa terra para o fundo dos rios, assoreando-os e obstruindo seus fluxos, bem como prejudicando os seres que neles habitam. Há ainda o problema do desabamento de morros, que sem a cobertura vegetativa, são incapazes de se manter consistentes; o que acaba trazendo grandes danos às comunidades que moram nessas regiões.
Soluções
Nítidamente, o método conhecido mais simples e efetivo para previnir erosões é aumentar a cobertura vegetal sobre a terra, para