A.l. 1.5 determinação da viscosidade de um líquido
A.L. 1.5 – Coeficiente de viscosidade de um líquido 12º Ano
Objectivo
Identificar as forças que actuam num corpo que cai, sob a acção da gravidade, no seio de um fluído viscoso e aplicar as Segunda Lei de Newton. Medir massas volúmicas. Determinar o coeficiente de viscosidade de um líquido.
Questões pré-laboratoriais
1. Uma esfera de metal cai num líquido viscoso contido numa proveta. Que forças actuam sobre ela?
I Fr
As forças que actuam sobre a esfera são:
I – impulsão
Fg Fg – força gravítica Fr – força de resistência
2. A esfera acaba por atingir a velocidade terminal. Porquê? À medida que a esfera cai adquire maior velocidade, o que faz aumentar o módulo da força de resistência. A determinada altura, a esfera passa a ter movimento uniforme, sendo a velocidade designada de velocidade terminal.
3. Mostre que a expressão para a velocidade terminal é dada por:
sendo m e f as massas volúmicas do metal e do fluído, respectivamente. A resultante das força é nula, logo:
Sabendo que
, obtém-se
Física
Carla Brito
2
4. Como poderá determinar experimentalmente a massa volúmica do metal e do fluído? Pode calcular-se experimentalmente o volume do metal, colocando-o numa proveta e medindo o volume deslocado. Este volume corresponde ao volume do corpo. A massa volúmica do metal pode ser calculada, sabendo a massa do metal e dividindo esse valor pelo valor do volume do metal. Pode calcular-se a massa volúmica do fluído pesando uma proveta contendo esse líquido e medindo o valor do volume nessa proveta.
5. Após a esfera atingir a velocidade terminal, como poderá medi-la? Como o movimento é uniforme, pode calcular-se pela expressão; . Quando a esfera atinge a velocidade terminal inicia-se a contagem do tempo.
Trabalho laboratorial
Material1 1 proveta 500 ml 3 esferas de rolamentos com diâmetros diferentes Cronómetro Fita adesiva Balança 1 proveta de 10 ml Fita métrica Craveira Íman (para puxar as