Braga - turismo
2009/2010
Bracara Augusta
Pretérito, Presente e Futuro
Geografia de Portugal
Coimbra, 28 de Janeiro de 2010
Bracara Augusta
De César Augusto a Mesquita Machado
Braga é a mais antiga cidade portuguesa e uma das mais antigas cidades cristãs do mundo, tendo sido fundada como Bracara Augusta no tempo dos romanos conta com mais de 2000 anos de História como cidade.
Situada precisamente entre o Rio Douro e o Rio Minho, no coração do Minho, no Noroeste da Península Ibérica, Braga encontra-se numa região de transições de Este para Oeste, alternando entre serras, florestas e leiras e os grandes vales, planícies e campos verdejantes. Terras construídas pela natureza e moldadas pelo Homem num total de 183,51 km² que variam entre os 20 e os 572 metros de altitude.
A cidade está estritamente ligada a todo o Minho: a Norte situa-se o tradicional Alto Minho, a Este o Parque Nacional da Peneda-Gerês, a Sul as terras senhoriais de Basto e o industrial Ave e a Oeste o litoral marítimo Minhoto. O solo, dado pertencer ao sistema montanhoso do Gerês e à sua proximidade com o Oceano Atlântico, é bastante rico em água. O clima desta cidade, pelo facto de se situar entre serras e o Oceano Atlântico, é tipicamente atlântico temperado, ou seja, com quatro estações bem definidas.
O concelho é predominantemente urbano, principalmente em torno da cidade. As áreas rurais que outrora imperavam, hoje, confinam-se aos limites do concelho. É ainda de salientar que as colinas de maior cota e as montanhas se descobrem cobertas por manchas florestais, apesar da pressão urbana e dos fogos florestais que sucederam nos últimos anos.
Densamente povoada, com 962 hab/km² e 176 154 habitantes, é uma das cidades mais populosas de Portugal e uma das mais jovens da Europa. A maioria da população concentra-se na área urbana, onde a densidade atinge cerca de 10 000 hab/km².
Ilustração 1 – Pirâmide Etária bracarense em 2001
Ilustração 1 – Pirâmide