Literatura
A palavra Literatura vem do latim “litterae” que significa “letras” e significa uma instrução ou um conjunto de saberes ou habilidades de escrever e ler bem, e se relacionar com as artes da gramática, da retórica e da poética. Por extensão, se refere especificamente à arte ou ofício de escrever de forma artística.
Um texto literal tenta, passar a sua ideia, mas também, há uma grande preocupação em oferecer aos leitores uma emoção ao empregar a língua, usar metáforas visando sempre deixar o texto mais belo.
[pic]
TEXTO LITERÁRIO X TEXTO NÃO-LITERÁRIO
Podemos distinguir os textos não-literários (TNL) dos textos literários (TL) tendo em conta que:
Nos textos não-literários predominam:
- objetividade
- denotação
- função informativa
- o respeito pela norma
- carácter utilitário
Nos textos literários predominam:
- subjetividade
- conotação
- funções expressivas e poéticas
- desvio da norma
- o carácter estético
TROVADORISMO
Contexto Histórico e características
Trovadorismo, também conhecido como Primeira Época Medieval, é o primeiro movimento literário da língua portuguesa. Iniciou-se em 1189 (ou 1198) em plena Idade Média no mesmo período em que Portugal começou a despontar como nação independente, no século XII; porém, as suas origens deram-se na Occitânia, de onde se espalhou por praticamente toda a Europa. Apesar disso, a lírica medieval galaico-português possuiu características próprias, uma grande produtividade e um número considerável de autores conservados.
Os trovadores geralmente per- tenciam à pequena nobreza, embora alguns reis tivessem sido poetas. A literatura oral foi divulgada por jograis – recitadores, cantores e músicos que perambulavam por feiras, aldeias e castelos. A poesia, ligada à música, era composta pelos trovadores e cantada pelos jograis e menestréis.
Representantes
- Afonso Sanches
- Aires Corpancho
- Aires Nunes
-