A A O PASTORAL EM TEMPOS DE MUDAN A
E A CATEQUESE ?
De fato não há como negar que passamos por profundas mudanças. Acontecimentos negativos no campo religioso, político, educacional e tantos outros. Em tempo que consideram o nome de Jesus como sinônimo de prosperidade de uma forma egoísta e simplícita, negam a divindade de Jesus. Para alguns a igreja virou empresa, o altar lugar de teatro, tempo em que cristãos quer a graça mas não quer pagar o preço da cruz.
No passado tínhamos Católicos que na ignorância via no Espiritismo uma fonte de graça, hoje porém, isso está claro que não há conciliação, porém esse sincretismo religioso ainda prolifera, tudo é religião, mas nem toda religião leva ao Sagrado, a salvação a divindade de Jesus. Cabendo então a Catequese estar preparada para tal realidade, quebrar paradigmas sem fazer parte dessa permissividade social que temos hoje é procurar ter o olhar de Jesus para atrair as crianças e adolescentes que são cada vez mais exigentes em seus questionamentos e que estão sempre buscando novidades
Olhar para frente é olhar para Jesus e darmos respostas as mudanças sem perder o foco: chegar ao Céu. Com uma turbulência de crise principalmente de valores torna uma missão desafiadora evangelizar crianças, adolescentes e adultos sem perder a nossa identidade com Jesus e com a igreja.
A palavra de Deus é a mesma ontem, hoje e sempre, contudo ela é atual cabendo a nós discípulos de Cristo estar cheio do Espirito Santo para reagir as perguntas e afrontas sem negar a nossa fé em Jesus. “Seremos homens e mulheres de Deus se deixarmos o Espirito Santo habitar em nós. O Espirito Santo habita em coração que perdoa, que ama, que se doa.” EUGENIO JORGE. CANÇÃO NOVA.
Testemunhar a nossa fé Católica exige cada dia mais que tenhamos intimidade com Jesus Eucarístico, com a palavra de Deus e conhecimento da igreja que pertencemos.
Não precisa mudar a igreja, mas sim os cristãos que com a graça