Presen A Da Universidade P Blica
UNIVERSIDADE PÚBLICA
Reitoria da Universidade de São Paulo,
Janeiro de 2000
Texto disponível em www.iea.usp.br/artigos
HU
UH
As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor, não refletindo necessariamente as posições do IEA/USP.
1
A PRESENÇA DA UNIVERSIDADE PÚBLICA
Reitoria da Universidade de São Paulo, Janeiro de 2000
A universidade pública é responsável pelos melhores cursos de graduação e pós-graduação e pela quase totalidade da pesquisa científica e tecnológica do Brasil. Embora incontestada, incontestável e amplamente conhecida por quantos se debruçam sobre a questão do ensino superior em nosso país, essa afirmação exige ser lembrada, pois constitui a porta de entrada obrigatória para qualquer discussão sobre a universidade brasileira.
No Ranking da Ciência, organizado pela "Folha de S.Paulo" (publicado na edição de 12 de setembro de 1999), são indicados os 494 cientistas do Brasil com maior influência na pesquisa mundial. O levantamento do jornal se baseou no banco de dados mais abrangente do mundo sobre estudos nas diversas áreas científicas, que é o SCI (Índice de Citação Científica), entidade fundada em 1958 em Filadélfia. Desde 1961, o SCI registra todas as citações de estudos feitas nas mais importantes publicações científicas.
Os 494 pesquisadores selecionados para o Ranking da Ciência são físicos, bioquímicos, matemáticos e químicos. Eles receberam um total de 324.810 citações de trabalhos científicos.
Desse total 162.816 citações são de pesquisadores das três universidades públicas de São Paulo:
USP, Unicamp e Unesp. A quase totalidade das citações restantes foi atribuída a pesquisadores das universidades públicas federais de diversos estados.
Salvo exceções vindas da iniciativa privada, são também as universidades públicas que formam os melhores médicos, advogados e engenheiros, os melhores agrônomos, sociólogos e contadores, os melhores bioquímicos,