A violência nas escolas e a intervenção do serviço social
Algumas considerações sobre: Ética, Moral e Cidadania.
A Ética consiste no momento objetivo da vivência e das experiências de valores, constitui assim como um conjunto de valores que são criados por determinada comunidade.
Nesse sentido a Moral expressaria o momento subjetivo de um comportamento ético, em outro termos a moral seria a capacidade do indivíduo formular sua própria opinião e pautas de comportamentos (com fundamento nos valores éticos aprendidos) e optar por aquele que acredita ser mais correto ou justo. Já a Cidadania é um referencial de conquista da humanidade através daqueles que sempre lutam por mais direitos, maior liberdade, melhores garantias individuais e coletivas.
Cidadania pressupõe também deveres. O cidadão tem que ser ciente de suas responsabilidades, enquanto parte integrante da sociedade. Somente assim se chega a um objetivo final, coletivo: a justiça em seu sentido mais amplo, ou seja, o bem comum. Com algumas considerações feitas anteriormente sobre a Ética, a Moral e a Cidadania, chegamos ao ponto em questão que é: Qual a relação entre ética, moral e cidadania no Processo de Trabalho do Assistente Social? Ou como no processo de trabalho o Serviço Social ajuda no processo de cidadania? Pensar a questão da ética, da moral e da cidadania juntamente com o Código de Ética do Assistente Social exige utilizarmos de algumas premissas teóricas filosóficas tidas como essenciais. Gramsci nos ajuda a pensar essa questão ao trabalhar o conceito de hegemonia, articulando a concepção de mundo: "A compreensão crítica de si mesmo ocorre através de uma luta de hegemonias políticas, de direções contrastantes, primeiro no campo da ética, depois da política, para chegar a uma elaboração superior da própria concepção do real".
Ao articular a ética como um espaço no