Projeto de intervenção:
De acordo com o texto estudado, encontram-se em evidência vários problemas sociais que identificamos, como a habitação precária, preconceito com o local de moradia da família, a estrutura familiar na questão da educação se encontra debilitada, desde a educação que começa em casa até a continuidade que se dá na escola, pois todos se encontram em dificuldade de estudar e concluir os estudos,e a mãe por lidar com toda essa problemática acaba por agredir os filhos, agindo de forma violenta com a família e por conseqüência a mãe que deveria ser o suporte pra esses filhos acaba contribuindo na construção de uma família desestruturada.Por conta disso percebemos que a educação é a base fundamental para se iniciar uma intervenção nessa família.
Diante da situação deduzimos que é preciso uma visita do assistente social para conscientizar a família da importância do seu papel na educação em casa e que dessa forma estará ajudando na continuidade desse processo na escola. Sendo assim o local a ser executada a ação será a residência familiar e como extensão desse trabalho a escola que também fará seu papel na questão de educar esses alunos que farão parte dessa instituição, e se possível contar o apoio de um psicólogo, se houver disponibilidade do mesmo na escola.
JUSTIFICATIVA
Escolhemos a proposta da educação como tema de intervenção e esta nos conduz ao estudo em razão de que a educação é um processo universal e dinâmico, de suma importância, que para ser compreendido preciso estar relacionada com o contexto econômico, social e cultural. Este saber pode ser adquirido nos diversos espaços onde há apropriação da cultura e de práticas sociais. A escola é um desses espaços onde o conhecimento, considerado a matéria-prima da educação escolar, desenvolve-se de forma sistematizada.
Para que o processo seja realizado nas escolas como educação formal, cujos objetivos, conteúdos e meios são previamente traçados para proporcionar a todos os indivíduos as