Pontos comuns entre as concepções
O fracasso escolar é hoje um grande problema para o sistema educacional. Muitas vezes, para se livrar da responsabilidade deste fracasso, busca-se um culpado; alguém que possa assumir sozinho esta situação.
1º ASPECTO COMUM
O APRENDIZ * Concepção Organicista: já nasce com inaptidão para aprender em condições escolares normais. * Concepção Instrumental e Cognitivista: a responsabilidade se desloca do nível físico(hereditário e neurológico) para o psicológico. * Concepção dos Transtornos Afetivos da Personalidade: as perturbações afetivas e as características de personalidade são fatores das dificuldades de aprendizagem. * Concepção do Handicap Sócio-Cultural: responsabiliza à criança que fracassa na escola de forma geral.
2º ASPECTO COMUM
MATURIDADE: Imaturidade sugere quase sempre ausência de baixa qualidade/quantidade de características para o sucesso da aprendizagem. * Organicista: é de natureza fiseo-neurológica. * Cognitivista: está no campo das percepções e do intelecto. * Transtornos Afetivos da Personalidade: está no campo afetivo-emocional. * Handicap Sócio-Cultural: ausência de requisitos indispensáveis ao processo de aquisição dos aprendizados escolares.
3º ASPECTO COMUM
AUSÊNCIA DE ABORDAGENS RELACIONADAS ÀS ESPECIFICIDADES DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA * Este 3º ponto comum pode ser avaliado como decorrente do entendimento que se tem dos dois primeiros. * A escrita não é considerada como objeto de conhecimento no processo de aprendizagem. * A negligência no tratamento da leitura e da escrita parece estar ligada a ideia da falta de utilidade(como e porquê) se discutir sobre o processo de alfabetização se antes do aprendizado da escrita têm que ser resolvidos os aspectos maturacionais do aluno. * O pressuposto básico destas teorias se assenta nas supostas deficiências do aprendiz, visto como a personificação de suas dificuldades. Pelo olhar dos profissionais