Momento linear
• Aplica-se quando as leis de Newton são inadequadas
• Aplica-se também quando os corpos possuem velocidades elevadas (próximas à velocidade da luz) ou então para corpos microscópicos( partículas que constituem o átomo)
• Pela 2ª. Lei de Newton F=m.a, então F=m.(Δv / Δt)
O produto da massa da partícula pela sua velocidade é chamada quantidade de movimento ou momento linear. p=m.v O momento linear é uma grandeza vetorial, de módulo igual a m.v com direção e sentido que coincidem com o vetor velocidade v. Portanto o momento linear de um móvel que se movimenta com velocidade v=20m/s de Norte para Sul é diferente do momento linear do mesmo móvel que se movimenta de Oeste para Leste.
Unidade SI Kg.m/s IMPULSO
Considerando uma força resultante constante, ΣFR , atuando sobre uma partícula durante um intervalo de tempo Δt, o impulso da força resultante é definido como a força resultante multiplicada pelo intervalo de tempo.
I= ΣFR(t2 - t1)
I= ΣFR Δt
Unidade SI N.s ou Kg.m/s A variação do momento linear durante um intervalo de tempo é igual ao impulso da força resultante que atua sobre a partícula durante esse intervalo.
I = p2 - p1 = Δp (Teorema do impulso –momento linear)
Exercício
Uma bola colidindo com uma parede. Suponha que você jogue uma bola de massa igual 0,40Kg contra uma parede. Ela colide com a parede quando está se movendo horizontalmente da direita para a esquerda a 30m/s, retornando horizontalmente da esquerda para direita a 20m/s. a) Calcule o impulso da força resultante sobre a bola durante sua colisão com a parede. b) Sabendo-se que a bola permanece em contato com a parede durante 0,010s, determine a força horizontal média que a parede exerce sobre a bola durante a colisão.