Momento Linear
O momento linear é uma grandeza vetorial, cuja direção e sentido são os mesmos da velocidade.
A quantidade de movimento total de um sistema permanece inalterada, a não ser que uma força externa seja exercida sobre ele. Esta propriedade foi percebida por Newton e publicada na obra Philosophiæ Naturalis Principia Mathematica, na qual Newton define a quantidade de movimento e demonstra a sua conservação.
Esta grandeza é importante não só em mecânica clássica, como também em todas as teorias que estudam a dinâmica de matéria e energia (relatividade, mecânica quântica, etc.). A relação entre energia e momento é expressa em todas as teorias dinâmicas, normalmente via uma relação de dispersão para cada ente, e grandezas importantes como força e massa têm seus conceitos diretamente relacionados com estas grandezas.
Formulas
Na física clássica, a quantidade de movimento linear (te entre o momento e a e) é definida pelo produto da massa (s. A relação entre) pela velocidade (é expressa em todas as t).
s dinâmicas, normalmente via uma [[rela
O momento linear se conserva (seu valor é constante), sempre que considerarmos sistemas nos quais não há forças externas atuando, ou que seu somatório seja um valor nulo. Sendo assim, mesmo em uma colisão inelástica - onde a conservação da energia mecânica não é observada nota 1 - a conservação do momento