Estagio supervisionado
O estágio é um espaço que suscita a crítica e a reflexão, constituindo-se em um momento ímpar para a formação profissional. Ele propicia ao estudante a inserção na prática profissional, através de um processo educativo sistemático, envolvendo a supervisão conjunta dos supervisores, acadêmico e técnico.
O estágio, enquanto atividade de ensino-aprendizagem, possibilita ao discente entrar em contato com uma realidade concreta desvelando o seu movimento contraditório. Na formação profissional o estágio constitui um espaço institucional de essencial importância para capacitar os acadêmicos na apreensão e na intervenção dos processos sociais que fundam e constituem a matéria prima do trabalho do Serviço Social.
É nesse contexto que o presente artigo, elaborado a partir da pesquisa de iniciação científica intitulada “O estágio curricular na formação profissional do assistente social”, tem a pretensão de analisar o estágio curricular e o espaço institucional onde ele se desenvolve. A pretensão é traçar uma caracterização dos espaços institucionais que estão servindo de estágio.
Reconhecemos a importância do estágio na formação profissional enquanto processo educativo que capacita o discente a intervir na realidade. A pesquisa tomou por base o estágio desenvolvido a partir da implantação do curso noturno de Serviço Social na Universidade Federal de Sergipe, em
2003. Neste primeiro momento da pesquisa foram utilizados dois instrumentos básicos: a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. A primeira envolveu o levantamento de fontes primárias de textos relativos ao projeto ético- político, estágio curricular, código de ética, política de educação, formação profissional. A segunda fez uso dos relatórios de estágio dos discentes do curso de
Serviço Social das turmas 2007/2 e 2008/2. Foram analisados alguns aspectos relativos ao estágio no atual projeto pedagógico do curso.
O artigo tem a seguinte estrutura: concepções sobre o estágio e