A Viol Ncia Na Escola
A violência é um fenômeno social, que inclusive, se manifesta nas escolas, sejam elas públicas ou particulares, sob diversas formas, proporcionando consequências nocivas ao psicológico e físico das vítimas; geradas por distintos atores que as frequentam e não, exclusivamente pelos alunos.
“Existem três tipos de violência: pelos nossos atos, pelas nossas palavras e pelos nossos pensamentos, a raiz de toda violência está no mundo dos pensamentos, e é por isso que treinar a mente é tão importante.”(Eknath Easwaran)
O autor relata a importância dos estudos quando cita em treinar a mente, pois os alunos que não tem o pensamento nos estudos adquirem os maus pensamentos, começam a mentir, caluniar e violentar. Nesse sentido, a gestão escolar apresenta-se como peça chave para o desenvolvimento e aplicação de um projeto pedagógico, que permita a manutenção da qualidade dos processos de ensino e de aprendizagem e também da relação entre os membros escolares. A direção da escola pode contribuir na organização da equipe escolar, para que os agentes envolvidos direcionem seus esforços na mesma direção, em outras palavras, trabalhar em harmonia para o pleno funcionamento da escola, elevando a qualidade dos processos de ensino e de aprendizagem, além disso, minimizando os eventos de violência que são considerados “comuns” por causa da sua frequência de ocorrência.
Dessa forma, a função do diretor é de encarar de forma simples as situações que antes eram complicadas, sob uma óptica global de divisões das tarefas e de outros direcionamentos organizacionais.
FABIANA SAYURI TAMADA BATISTA
9º ANO “A”