viol ncia na escola
1.
2.
3.
4.
5.
6.
7.
Introdução
O que é violência escolar?
Quais as principais causas e vítimas ?
Estudo
Quais os modos de prevenção?
Conclusão
Bibliografia
Introdução
Pretende-se com este trabalho fazer uma breve abordagem sobre os fenómenos da violência exercida nas escolas e como tal facto é devido a problemas de inadaptação, confirmando se essa inadaptação é consequência do meio onde se inserem. O que é violência escolar?
A violência é um problema social que está presente nas ações dentro das escolas, e se manifesta de diversas formas entre todos os envolvidos no processo educativo. Isso não deveria acontecer, pois escola é lugar de formação da ética e da moral dos sujeitos ali inseridos, sejam eles alunos, professores ou demais funcionários.
O fenômeno da violência na escola é muito mais antigo que se possa imaginar. Tanto que o tema já fora objeto de estudos nos Estados
Unidos desde década de cinquenta. E, foi ganhando contornos mais graves ao ponto de se transformar num problema social e, hoje nos preocupamos com o bullying (termo é utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica intencional e repetidos, praticados por um indivíduo).
Quais as principais causas e vítimas?
Atualmente essa violência relaciona-se com a disseminação do uso de drogas, da formação de gangues, narcotráfico e a facilidade de portar armas de fogo.
A violência também pode ser uma reação consequente a um sentimento de ameaça ou de falência da capacidade psíquica em suportar o conjunto de pressões internas e externas a que está submetido. Afinal, a criança, o jovem e o adulto refletem na escola suas frustrações agremiadas do seu dia-a-dia.
Principais vítimas
As principais vítimas são maioritariamente do sexo masculino.
As vítimas podem ser inúmeras não existe um padrão que os provocadores igam. As vítimas e os agentes de violência não gostam de frequentar a escola, cham maçador frequentá-la e não se sentem seguros no recinto escolar.
Os vitimados pela