A vinda da familia real portuguesa.
A vinda da família real portuguesa para o Brasil em 1808, assim como sua corte deve-se à uma ameaça de invasão ao território português feito pelo líder militar francês, Napoleão Bonaparte.
O motivo da ameaça é que, Napoleão Bonaparte tinha o intuito de dominar toda a Europa, para isso devastou diversos países, mas sua principal rival indústria, militar e economicamente, não se rendeu às imposições de Bonaparte. Por motivo desta frustração, Bonaparte bloqueou a interação da Inglaterra com outros países, fechando a rota de comércio(1806).
Portugal, ao longo do tempo acumulou dívidas com a Inglaterra, assinando tratados e tudo mais, se tornando dependente desta potência econômica da época. Com o fechamento das rotas de comércio dificultava o pagamento das dívidas para com a Inglaterra, Portugal não teve escolha e teve de se aliar à Inglaterra e ir contra Bonaparte, infringindo a imposição do líder francês.
Com Portugal indo contra a França, sendo que Portugal não teria poderio semelhante, Bonaparte ameaça uma invasão à Portugal, visando intimidar com seu poder militar. Dom João VI assustado com a ameaça e sem outra alternativa, decide realizar a mudança da corte portuguesa e de todo o poder para a sua colônia, o Brasil.
A partir da chegada da família real ao Brasil, começou se a explorar as terras em busca de riquezas, e toda ela iria para a Inglaterra, para o pagamento das dívidas. Uma das ações da coroa aqui no Brasil foi a abertura dos portos para as nações amistosas e implantação da capital no Rio de Janeiro.