Natação
Trabalho realizado por: Ana Soares 10ºD1 Introdução
A natação é a capacidade do homem e de outros animais de se deslocarem através de movimentos efetuados na água.
A natação é uma atividade que pode ser simultaneamente útil e recreativa. Os principais motivos de utilização são recreativos, balneares, pesca, exercício e desporto.
A natação é conhecida desde os tempos pré-históricos, sendo que o registo mais antigo remonta às pinturas rupestres de há cerca de 7.000 anos atrás.
Por volta do ano de 1800, começou a natação de competição na Europa, na sua maioria utilizando a técnica de bruços.
A natação faz parte, desde sempre, das várias modalidades que se praticam nos Jogos Olímpicos e finalmente em 1902 foi fundada a FINA (Federação Internacional de Natação).
Estilo de Crawl
O Crawl é uma técnica de natação e também uma disciplina olímpica. É um estilo que exige um bom controlo dos movimentos.
O Crawl é o estilo mais utilizado e o mais rápido. Também é conhecido por estilo livre e foi desenvolvido em 1870 por John Arthur Trudgen.
Técnica
Exige uma elevada coordenação de movimentos.
Neste estilo, a pessoa vira-se de barriga para baixo. Um braço move-se pelo ar, com a palma da mão virada para baixo, pronta para mergulhar dentro de água, com o cotovelo relaxado, enquanto o outro braço, debaixo de água, propulsiona o corpo (para obter a máxima eficiência da braçada, esta deve ser executada em forma de “S”). Os braços entram e saem da água alternadamente, enquanto as pernas executam movimentos verticais alternados: permanecem esticadas no movimento ascendente e ligeiramente fletidas no descendente.
A respiração,