economia
8) O período que envolve todos esses planos (1986 – 1994), foi marcado sempre pela agravante inflação presente em nosso país. O plano econômico Cruzado I, realizado em 1986, teve como principal objetivo a meta de inflação zero, e para isso foi tomada medidas que surpreenderam a população, todas essas ações foram tomadas pelo fato de estarem pressionados por não possuírem respostas imediatas e soluções econômicas para os problemas. As medidas tomadas foram a mudança de moeda de Cruzeiro para Cruzada, a qual representaria 1000 vezes mais em âmbito de valor, outra medida tomada como principal foi o congelamento dos preços comerciais e salários, e a criação do seguro desemprego. Todos esses fatores colaboraram para a queda da inflação, porém não foi o suficiente.
Com a chegada de um novo governo em 1990, o plano econômico ganhou diferentes rumos, o conhecido Plano de Collor I, causou alguns problemas com a população, devido ao bloqueio dos valores econômicos nas poupanças acima de 50 mil Cruzeiros, moeda essa que foi modificada novamente para Cruzado Novo, lembrando que ao contrario do plano anterior, a paridade do valor da moeda continuou de 1 para 1.
Foi portanto em 1994, no mandato de Itamar Franco, em que foi permitido ao Ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso conduzir o novo plano econômico, conhecido como PLANO REAL, que comparado aos demais, foi criado também com uma mudança de moeda, que é conhecida e esta presente até hoje , o Real. E também criada para o claro e sempre presente objetivo de acabar com a inflação, modificando algumas ideias dos planos anteriores, onde seria renegociada a divida publica, e aconteceria a venda da maioria dos bancos estaduais e outro fator de extrema importância foi a abertura comercial com o exterior, que trouxe uma maior ligação, e estimulação econômica ao país.
9) A inflação, muito falada durante o período de 1986 à 1994, tem como definicao econômica o aumento de preços dos produtos em um