A vida
Alunos: Ângelo, Evelyn, Heliezer e Jesla
Estudo do Caso de Roger Agnelli e a CVRD
Resposta das questões: 1. Os favoráveis ás privatizações entendem que não cabe ao estado exercer atividades econômicas, citam frequentes casos de corrupções e ineficiência ocorrida em grande parte das empresas estatais.
Os contrários ás privatizações alegam que o estado brasileiro vendeu para grupos multinacionais patrimônio público por um valor muito inferior ao real. Muitos setores da sociedade alegaram que a privatização da Vale foi executada de maneira irregular, que a empresa foi vendida sem ter sido corretamente avaliada, que o Brasil abriu mão de sua soberania sobre reservas do estratégico minério de ferro e que o assunto não foi discutido democraticamente com a população. 2. Habilidades Técnicas: Roger Agnelli iniciou sua carreira no Bradesco como Analista de Investimentos, se formou em economia, destacou-se por ter uma habilidade técnica de se comunicar internamente e externamente, quando chegou á presidência da CVRD usou a mesma habilidade de comunicação.
Habilidades Humanas: Agnelli soube cultivar uma rede de relacionamentos interpessoais, além de se aproximar de pessoas poderosas como o presidente do Bradesco, na CVRD ele colocou a elevação da produtividade como uma meta constante em sua gestão.
Habilidade Conceitual: Por seu perfil de líder, qualidade e experiência o executivo trilhou uma carreira de sucesso no Bradesco, quando assumiu a CVRD umas das primeiras medidas de Agnelli foi a venda de negócios sem ligação com o setor de mineração, em quatro anos doze negócios sem ligação foram vendidos e com os 2,1 Bilhões de dólares arrecadados Agnelli investiu em doze empresas de mineração ampliando os negócios da CVRD. 3. Roger Agnelli apostou em seus conhecimentos técnicos adquiridos no Bradesco e ocupou a vaga de Presidente da CVRD, com suas habilidades humanas incentivou os funcionários a produzir mais e formalizou o diálogo