A Vida e o Legado de Alan Turing
ALAN TURING
Alan Mathison Turing
Foi um matemático, lógico, criptoanalista e cientista da computação britânico. Foi influente no desenvolvimento da ciência da computação e na formalização do conceito de algoritmo e computação com a máquina de Turing, desempenhando um papel importante na criação do computador moderno. Ele também é pioneiro na inteligência artificial e na ciência da computação.
A Máquina de Turing
É um dispositivo teórico conhecido como máquina universal, que foi concebido pelo matemático britânico Alan Turing, muitos anos antes de existirem os modernos computadores digitais. Num sentido preciso, é um modelo abstrato de um computador, que se restringe apenas aos aspectos lógicos do seu funcionamento (memória, estados e transições) e não à sua implementação física. Numa máquina de Turing pode-se modelar qualquer computador digital.
• Enigma
Linha Do Tempo
1912 – Alan Turing nasce, no dia 23 de junho, em
Maida Vale, Londres, Inglaterra. Seus pais são
Julius Mathison Turing e Ethel Sara Turing.
1926 – Ingressa na Sherborne School. Em seu primeiro dia de aula, devido a uma greve geral que afetou o sistema de transporte britânico, Turing realiza a proeza de percorrer 60 milhas, de
Southampton a Sherborne, de bicicleta, tornando-se uma celebridade local.
1930 – Morre Christopher Morcom, por quem
Turing nutria grande afeto. Esse evento o leva a questionamentos filosóficos sobre o problema mente-corpo e sobre a imortalidade da alma.
1931 - 1934 – Realiza com muito êxito, em King’s
College (Cambridge), o curso de matemática.
1935 – Obtém, junto à mesma universidade, o título de Fellow graças a uma dissertação contendo uma prova do teorema central do limite.
1936 – Turing submete para publicação o trabalho que talvez possa ser considerado sua obra-prima:
“On Computable Numbers, with an Application to the Entscheidungsproblem”. O artigo contém uma prova da insolubilidade do problema da decisão