A vida e morte de João Batista
CENA 1 – Nascimento de João
NARRADORA - Bom dia pessoal, como foi a semana de vocês?? Bem, no encontro de crisma de hoje vamos falar sobre João Batista. Alguém sabe quem foi ele? Ninguém? Não tem problema que eu irei lhes dizer. João foi um pregador judeu no início do século 1 citado pelos autores dos quatro evangelhos.
[Entra Isabel e Zacarias com um bebé, e junto deles alguns vizinhos, e ficam do lado direito da narradora]
NARRADORA – João nasceu em uma pequena aldeia chamada Aim Karim. No oitavo dia o levaram para ser circuncisado e queriam lhe chamar Zacarias, o nome de seu pai, no entanto não foi o que aconteceu.
ISABEL – Não! Ele será chamado de João!
VIZINHO – Mas você não tem nenhum parente com esse nome.
[Vizinhos fazem sinais para Zacarias]
ZACARIAS – Me deem a tábua. [Escrevendo na tábua] O nome dele é João.
[Isabel, Zacarias e vizinhos congelam e quando a narradora começar a falar sai da cena]
NARRADORA – E então a boca de Zacarias se abriu e sua língua se soltou e começou a falar, louvando o Senhor. [Vai para o lado direito] Agora, como que foi a educação de João? Ela foi muito influenciada pelas ações religiosas e pela vida do templo, já que seu pai era um sacerdote e sua mãe era de uma sociedade chamada “As Filhas de Arão”. Aos seis anos, João tinha que começar aprendizagem escolar, no entanto não tinha escola em Judá, então seus pais lhe ensinaram a ler e escrever.
[Isabel e Zacarias ensinando João no lado esquerdo]
NARRADORA – Aos 14 anos, [João e seus pais se levantam e vão para o lado direito e sai de cena] os pais de João o levam para Engedi para iniciar a educação nazarita. Lá ele irá fazer os votos que são não ingerir nenhuma bebida intoxicante, não tocar em mortos e deixar o cabelo crescer. Zacarias morre quando João tem em média 19 anos, o fazendo a retornar para sua mãe e se tornar um pastor. Anos mais tarde, Isabel falece e João oferece os bens da família à comunidade nazarita e iniciou sua