Institutogamaliel
http://www.institutogamaliel.com/portaldateologia/o-batismo-2/teologia
O batismo
Todos cristãos precisam estar conscientes de que foram batizados na morte de Cristo por intermédio da fé
“Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos” ( Cl 2:12 ). O batismo na morte de Cristo é único, ou seja, quando Paulo disse que há um só batismo, ele fez referência ao batismo na morte de Cristo, e não ao batismo nas águas. Da mesma forma que há uma só fé (evangelho), também há um só batismo, que é o sepultamento com Cristo na sua morte.
Há algumas perguntas acerca do batismo que persistem ao longo da história do cristianismo: O que é o batismo?
Para que serve o batismo? Qual a diferença entre o batismo de João Batista e o batismo de Jesus? A ordenança do batismo é essencial a salvação?
O escritor aos hebreus já estava cansado de responder as muitas questões acerca do batismo quando disse:
“Por isso, deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até à perfeição, não lançando de novo o fundamento do arrependimento de obras mortas e de fé em Deus, e o ensino sobre batismos, e da imposição das mãos, e da ressurreição dos mortos, e do juízo eterno. E isto faremos, se Deus o permitir” ( Hb 6:1 -3).
Acerca da doutrina do batismo, o escritor aos hebreus nos informa que são rudimentos, ou seja, princípios básicos da mensagem do evangelho. Falar acerca do batismo é o mesmo que dar aos cristãos leite a beber, e não alimento sólido, pois estes são os primeiros rudimentos da mensagem do evangelho ( Hb 5:12 -13).
A palavra batismo é proveniente do grego “baptízo”, e significa mergulhar, imergir, ou imergir algo como uma roupa para tingi-la. Mas, não é através do trabalho de lexicógrafos que entenderemos o que é o batismo.
O Batismo no Mar e na Nuvem
O apóstolo Paulo ao escrever aos Coríntios demonstra que, pelo fato de Israel ter seguido a Moisés através da passagem no mar vermelho e