a vida e bela
Guido é mandado para o campo de concentração nazista, juntamente com seu pai e filho. Dora ao saber da notícia pede para ir também. A partir de então Guido usa a imaginação e a criatividade como armas para fazer seu filho acreditar que tudo não passa de uma grande brincadeira e que a cada tarefa realizada, mais pontos eles ganhariam (até completarem 1000), para receberem o prêmio, que seria um tanque de verdade. No começo, Giosué não acredita muito, mas aos poucos começa a participar.
Enquanto isso, na ala das mulheres, Dora se sente triste e preocupada por não saber se irá se reencontrar com sua família, pela realidade da guerra. Guido não desiste, e tenta conquistar a liberdade de sua família, em especial, a de seu filho. A cada ponto somado, Giosué obedece às orientações de seu pai. Com a guerra chegando ao seu término, a tensão aumenta e ainda que com pouca chance de saírem vivos, Guido se esforça e não deixa de lado em nenhum momento, a imaginação e a alegria.
Na tentativa de encontrar sua esposa, Guido acaba sendo assassinado
Em um mundo em que muitos lutam para conquistar territórios, este filme é uma prova de que a esperança, o amor, a família, a alegria e a imaginação são capazes de superar todas as dificuldades.