Neander-x
Os sistemas mais completos de simulação para processadores e microcontroladores comerciais são os de 8051, PIC e variantes de RISC, no qual contém muitas ferramentas integradas, porém, destinados a uso profissional.
O sistema Neander foi criada com estratégias de integração com ferramentas profissionais simples para diminuir algumas limitações. Apesar de já inutilizado, foi usado antigamente para treinas alunos sobre o entendimento sobre sua estrutura interna e de sua operação simples. O Neander é uma arquitetura baseada em acumulador e algumas de suas características do processador original da máquina incluem:
Largura de dados e endereços de 8 bits
Dados representados em complemento a dois
1 acumulador de 8 bits (AC)
1 apontador de instruções de 8 bits (PC)
1 registrador de código de condição com 2 bits Negativo (N) zero (Z)
O Neander possui o modo de endereçamento direto, que também é chamado de absoluto. Nas instruções de desvio o endereço de memória do operando, corresponde à posição de memoria onde está a próxima instrução a ser executada.
Na arquitetura do Neander-X, inclui alguns detalhes como:
A carga de dados imediatos no acumulado
Um novo modo indireto de endereçamento
Operações de entrada e saída de dados para dois dispositivos mapeados em nosso simulador: um painel de chaves e um visor.
As instruções do Neander-X, podem ter um ou dois bytes. Nas que possuem um byte, os 4 bits significativos contém o código da operação. Aquelas que com dois bytes, fazem referência a um dado imediato ou operando na memória. Os 4 bits de mais baixa ordem do primeiro