a vida privada das arvores
``Não há mundos paralelos, Daniela sabe disso muito bem. Sobreviveu à mediocridade´´ v i d a p r i v a d a
Alejandro Zambra
A vida privada das
Árvores
d a s
Á
r v o r e s EDITORA COSAC NAIFY
ALEJANDRO
ZAMBRA nasceu em Santiago, no Chile, em 1975.
A vida privada das árvores (2007), seu segundo romance, foi traduzido para o inglês, francês, holandês, hebraico, sérvio e coreano.
ERGUNTA 1
Em um artigo sobre meritocracia, a pesquisadora Lívia Barbosa* escreveu:
Embora a filosofia sobre a avaliação de desempenho tenha mudado e, na época atual, ela seja concebida como um poderoso instrumento para a orientação e promoção do crescimento pessoal e profissional das pessoas e das empresas, na prática, contudo, ela é uma fonte de atritos, insatisfações e frustrações para aqueles que a concebem e aplicam, bem como para aqueles que são alvo de sua aplicação. E esta constatação é comum e antiga não só no Brasil, como também em outros países, como os Estados Unidos.
As insatisfações e polêmicas atreladas à avaliação de desempenho existem desde a primeira metade deste século. Segundo Pfiffner (apud Pimentel, 1953, p.92).
*BARBOSA, Lívia. Meritocracia à brasileira: o que é desempenho no Brasil? Revista do Serviço Público. Brasília, Ano 47, Volume 120, Número 3, Set-Dez 1996. [Texto adaptado].
Com base nas diretrizes da Universidade Anhembi Morumbi e das Normas da A
ERGUNTA 1
Em um artigo sobre meritocracia, a pesquisadora Lívia Barbosa* escreveu:
Embora a filosofia sobre a avaliação de desempenho tenha mudado e, na época atual, ela seja concebida como um poderoso instrumento para a orientação e promoção do crescimento pessoal e profissional das pessoas e das empresas, na prática, contudo, ela é uma fonte de atritos, insatisfações e frustrações para aqueles que a concebem e aplicam, bem como para aqueles que são alvo de sua aplicação. E esta constatação é comum e antiga não só no Brasil, como também em