Polímero
Diciplina:
IEN185 - TECNOLOGIA DOS MATERIAIS
INTRODUÇÃO:
POLÍMEROS:
Os polímeros são compostos químicos de elevada massa molecular, resultantes de reações químicas de polimerização. Trata-se de macromoléculas formadas a partir de unidades estruturais menores (os monómeros). O número de unidades estruturais repetidas numa macromolécula é chamado grau de polimerização. Em geral, os polímeros contêm os mesmos elementos nas mesmas proporções relativas que seus monómeros, mas em maior quantidade absoluta.
DURÔMETRO
O Durômetro é uma evolução do antigo escleroscópio, no qual o princípio de medição de queda de peso foi substituido por um sistema de medição por mola.
O Durômetro é um instrumento popular para medir a dureza de endentação de borrachas, plásticos e materiais com comportamento similar. Os tipos mais comuns de instrumentos são o Modelo A para materiais mais moles e o modelo D para materiais mais duros.
O Durômetro Shore A é específico para medição da dureza relativa em borrachas e plásticos moles. Se o endentador penetra completamente no material, a leitura obtida é zero. Se não ocorrer penetração, a leitura é 100.
OBJETIVOS: A experiência consistiu no estudo das principais e mais importantes características dos polímeros que são as mecânicas. Segundo ela os polímeros podem ser divididos em termoplásticos, termofixos e elastómeros (borrachas). Utilização de um DURÔMETRO A para analisar e verificar a resistência à indentação da borracha vulcanizada, DUREZA SHORE A (medida para controle de qualidade da indústria).
EQUIPAMENTOS UTILIZADOS:
Foram apresentadas algumas amostras, tais como:
PC - Policarbonato - Utilizado em: Cd´s, garrafas, recipientes para filtros, componentes de interiores de aviões, coberturas translúcidas, divisórias, vitrines, etc.
PU – Poliuretano - Utilizado para: Esquadrias, chapas, revestimentos, molduras, filmes, estofamento de automóveis,