Determinismo
Por ser um tema com diversas interpretações, o determinismo é alvo de muitas críticas. Alguns estudiosos afirmam a não-causalidade para justificar a livre escolha e o livre-arbítrio. Geralmente, os críticos atribuem as características como o fatalismo ou mecanicismo aos deterministas. Ainda segundo os contrários à filosofia determinista, o desejo e a vontade dos animais existem em um universo separado do causal.
Relação com o filme:
O filme está diretamente relacionado ao determinismo. O “sistema” precog (sistema pré-crime) em si é determinista, pois quem irá cometer um crime já é punido antes mesmo de o fazê-lo, é determinado pelos precogs que aquela pessoa cometerá aquele crime, e as pessoas não possuem o direito de contrariar. Porém, no filme, o protagonista descobre falhas no sistema, uma delas é que as pessoas podem mudar o seu destino, o que não é aceito pelo determinismo.
Relação com a história do Édipo-rei:
Na história de Édipo é dito ao rei, que seu filho que nascerá (Édipo) o matará e irá casar com sua esposa, a rainha (mãe de Édipo) o rei então decide por matar seu filho, porém o servo que ficou encarregado disso não teve coragem e apenas abandonou Édipo na floresta, onde foi achado por um casal e criado por eles, depois de um desenrolar na história, Édipo acaba matando seu pai verdadeiro (Rei) e se apaixonando por sua mãe verdadeira (Rainha). Essa história se relaciona ao determinismo, pois tudo do que aconteceu