A vida em tons de cinza
A vida em tons de cinza, é um livro que fala sobre a dura realidade que milhões de seres humanos enfrentaram durante o longo e cruel domínio de Stalin na década de 40 . A autora é filha de um refugiado lituano e através deste livro deu voz às centenas de milhares de pessoas que foram atingidas pelo genocídio organizado e perpetrado por este ditador.
A personagem, Lina Vilkas, uma adolescente lituana de 15 anos é sonhadora como qualquer pessoa da sua idade e está se preparando para estudar artes na capital , mas a noite de 14 de junho de 1941 transforma seus sonhos em pesadelo.
Quando a polícia secreta da União Soviética começa a invadir casas e deportar pessoas, Lina e o irmão foram jogados em um trem, em condições desumanas e levados para um na Sibéria.
Os deportados, apesar dos maus tratos e do trabalho árduo para ganhar pedaços ínfimos de pão, passaram a se conhecer graças a seus anseios e preciosas lembranças.
A única coisa que lhes resta é o apoio mútuo e a esperança.
Lina usa de sua arte, o desenho, para enviar mensagens a\o pai, que está preso pelos soviéticos.
Estima-se que Josef Stalin tenha matado mais de 20 milhões de pessoas durante seu reinado de horror. Esta é uma história contada a partir de fatos reais, muitas vezes esquecida: ao extermínio de um terço dos povos do Báltico durante o governo deste monstro.
Para os bálticos da Lituânia, Estônia e Letônia, essa foi uma guerra feita de crenças e nos ensinaram que o amor é a arma mais poderosa, pois nos revela a natureza milagrosa do espírito humano.
Alguns desses refugiados escaparam e em abril de 1995, em kaunas, na Lituânia , foram encontrados os manuscritos de Lina , que estavam enterrados em uma obra de reconstrução . Os mortos não podem falar, diz Lina em seus escritos , mas a verdade prevalecerá , para termos certeza de que esse tipo de mal jamais voltará a se repetir .
A VIDA EM TONS DE CINZA- AUTORA:RUTA SEPETYS EDITORA ARQUEIRO TRADUÇÃO DE FERNANDA ABREU SÃO