a vida descalsa
Introdução 3
1.Reflexão em torno da Democracia Moçambicana 4
1.1.Democracia. 4
1.2.Os principais tipos de democracia 4
a) Democracia directa 4
b) Democracia indirecta ou representativa 4
c) Formas Mistas 5
1.3.Democracia em Moçambique 5
1.4.O papel da filosofia na consolidação da democracia 7
1.5.A questão da legitimação 7
Conclusão 10
Bibliografia 11
Introdução
Antes porém, é pertinente reflectir atentamente o problema aqui proposto, com a análise da actual situação política e administrativa da República de Moçambique na visão social. Nestes termos quanto a expectativas sociais vislumbra-se a mais pura ineficácia portanto das leis bem como da lei mãe (Constituição da República), Implicando necessariamente o fracasso do poder legislativo no exercício da sua nobre função.
No sistema político moçambicano, é evidente que não há efectivo cumprimento dos fins propostos pelo Estado, ocorrendo ainda visível ineficácia de princípios constitucionais estabelecidos como objectivos e fundamentos da República de Moçambique, os quais acabam sendo apenas normas programáticas com efectividade incapacitada pela falta de estrutura e de condições de aplicabilidade. Ainda no que tange a democracia, é pertinente avaliar a difícil convivência entre os partidos políticos que mais se notabiliza em certos momentos cruciais da vida da nação. “A falta da convivência entre estes, indigna de certa forma a sociedade que gostaria de vê-los mais próximos um do outro, cooperando mutuamente conforme o compromisso assumido em Roma”.
É nesta conjuntura que me proponho a reflectir em torno dos contornos da jovem democracia em Moçambique, suas evidências, seus desafios, sua consolidação e provavelmente, de que forma poderá ela contribuir na consolidação da paz e da cidadania na nossa pátria amada.
1. Reflexão em torno da Democracia Moçambicana
1.1. Democracia.
O termo “democracia” surgiu na antiga Grécia e significa “governo de todos”. Portanto,