Mauá
01a : Naquela época um escravo receber um par de sapatos significava que ele estava livre ( liberdade), para fazer o oque ele quiser e ir para onde ele quiser, ele ser dono de si mesmo igual a pessoas de pele branca.
B) Criação do Estabelecimento de Fundição e Estaleiros Ponta da Areia (1846) Canalização do Rio Maracanã (1850) Fundação da Companhia de Navegação a Vapor do Amazonas (1852) Instalação de Iluminação a gás no Rio de Janeiro (1854) Inauguração do primeiro trecho da Estrada de Ferro Petrópolis (1854) Formação da Mauá, MacGregor & Cia., Instituição Financeira (1855) Inauguração da Estrada de Ferro Dom Pedro II (1858)
Organização da Companhia Carris de Ferro do Jardim Botânico (1862) Criação do cabo telegráfico submarino ligando o Brasil a europa (1872)
C) Barão de mauá:30 de abril de 1854/Visconde de Mauá,com grandeza: 26 de junho de 1874
D) Liberal, abolicionista e contrário à Guerra do Paraguai, forneceu os recursos financeiros necessários à defesa de Montevidéu quando o governo imperial decidiu intervir nas questões do Prata em 1850, e assim, tornou-se persona non grata no Império.
02 a : Na primeira metade do século XIX, as finanças públicas do Império estavam em baixa. A balança comercial apresentava um déficit quase que constante, visto que o valor das exportações era superado pelo das importações. Por outro lado, o orçamento governamental também se mostrava deficitário. Na época a receita do Governo provinha dos impostos, mas a arrecadação fiscal era muito falha, o que provocava uma receita muito pequena. O imposto territorial, que poderia ser uma fonte de recursos substancial, não era cobrado, pois contrariava os interesses dos donos de escravos e de terras. O problema das finanças públicas era também agravado pelas constantes revoltas nas províncias que muitas vezes se recusavam a enviar ao Rio de Janeiro os tributos arrecadados.
03)O fim do tráfico negreiro contribuiu para que os