A vida de um universitário
Ser adaptavel a circunstancias variaveis, mas não quebrado por elas. ( a sociedade busca destruir os males da rotina com a flexibilidade) - Usa o ex da arvore quando bate o vendo para mostrar o que eh flexibilidade ( dobrar-se e conseguir voltar ao normal)
Os primeiros filósofos diziam que os estímulos externos que dobravam o “eu” ou para um lado ou para outro.
Após Adam Smith (virtudes empresariais), economistas políticos diziam que o comportamento flexível gera a liberdade pessoal. Que os homens estão livres para sofrer alterações e serem adaptáveis.
O sistema de poder se esconde em 3 elementos de flexibilidade:
- Reinvencao descontinua de intituicoes
- especialização flexível de produção
- concentração de poder sem centralização
1) O comportamento flexível exige um desejo de mudança, porem uma mudança definida.
- Tem a mudança com continuidade, que continuam o que veio antes- E a mudança com o rompimento, alteram irreversivelmente.
Ex da ostia.
* A troca do produto da ostia altera a ostia, mas mantem a tradição.
*Caso a mulher possa fazer a cerimonia de comunhão, o padre perde importacia, logo tem um rompimento.
Ex mundo do trabalho
A questão da inovação traz a ideia da mudança com rompimento, em que tentam que o presente seja descontinuo com o passado.
Sistemas de computadores conseguem analisar as áreas da empresa em que o serviço não esta sendo eficiente , para assim serem elimidadas ( mudança continua) - Reengenharia ( redução de emprego ) Michael hammer e James Champy defendem a Reengenharia contra acusações de que soh servem para demissão de pessoas, que esse método de “reduzir e reestruturar significa apenas fazer menos com menos. Porem os dois argumentam que essa medida faz o contrario, ela “faz mais com menos” ( Logo: EFICIENCIA)
A reengenharia eh um operação mais compacta, em que gera um rompimento com o passado. Essa mudança irreversível se da precisamente por ser um processo altamente caótico.
Em