A verdadeira origem dos contos de fadas
RESUMO: Este artigo realiza uma reflexão sobre a origem dos contos de fadas, apresentado as diversas versões das estórias contadas ate hoje, focando sua análise na questão da importância de se trabalhar os contos de fadas na infância explorando a fantasia.
PALAVRAS-CHAVE: Os contos de fadas, Fantasia, Literatura, Charles Perrault.
1 – INTRODUÇÃO
Um grande desafio, sempre, encontrado por pais e educadores na criação de uma criança é ajudá-la a encontrar significado e compreensão da própria vida e assim a constituição de sua maturidade psicológica. Uma ferramenta para isto seria a literatura infantil, que prende a atenção da criança, desperta a sua criatividade, estimula a imaginação, ajuda no desenvolvimento do intelecto, esclarece algumas emoções e sentimentos, além de sugerir soluções para os problemas abordados. Para isto, a literatura nos oferece, entre outros gêneros, os Contos de fadas, que apresenta problemas interiores dos seres humanos e soluções coerentes, independentes de época ou lugar, dentro da compreensão infantil.
2. A FUNÇÃO DOS CONTOS DE FADAS NA LITERATURA INFANTIL.
Através dos contos de fadas podemos trabalhar o comportamento moral e conceitos éticos, intrínsecos da sociedade, de modo significativo. Para isto, a história não pode ser muito complexa e longe da compreensão infantil nem muito simples para que não imbecilize a criança. O valor do conto de fadas para a criança é destruído se alguém detalha os significados. Todos os bons contos de fadas têm significados em muitos níveis; só a criança pode saber quais significados são importantes pra ela no momento. À medida que cresce, a criança descobre novos aspectos destes contos bem conhecidos, isto lhe dá a convicção de que realmente amadureceu em compreensão, já que a mesma estória agora revela tantas coisas