A vantagem exclusiva
A Vantagem Exclusiva
No mercado a ordem é criar e economizar, porem, muitas empresas optam por imitar outras empresas por acreditar que seja mais fácil e rápido, para a segurança de algumas empresas surge então a “Vantagem Exclusiva”, o que dificulta assim a copia ou a imitação de alguns produtos.
Ao contrário do que muitos pensam a vantagem competitiva de um produto não é apenas lançá-lo primeiro, até porque logo virão outros iguais. Mas sim criar um diferencial que dificulte a imitação de seu produto.
Apresentar no mercado um produto que supere as expectativas dos consumidores é importante, mas, não garante que você dominará o mercado. A vantagem realmente existe segundo estudo da Booz & Company que afirma que para ser bem sucedida a empresa não precisa ser a primeira e sim a mais difícil de imitar.
Esse fato pode ser percebido mais nitidamente em setores de crescimento lento, como gastos marginais em P&D a empresa tem sempre um crescimento proporcional.
Nesse caso o dinheiro que deveria ser gasto em P&D acaba sendo gasto em Marketing e a empresa acaba entrando no ciclo vicioso, baixo retorno, baixa capacidade de inovação, crescimento constante, porém baixo.
Mas existe uma forma de quebrar esse ciclo, com mudanças de estratégia e execução em setores que normalmente as empresas maduras ignoram ou investem pouco, são eles: Tecnologias e patentes; Benefícios comprovados; A marca pelo produto; Características únicas; Experiência com o produto; Embalagem; Integração vertical eficaz.
Tudo o que foi dito aqui pode ser traduzido como vantagem, só que apenas uma vantagem não garante o sucesso do produto, porém todas juntas se transformam em vantagem de escala, é claro que a implementação de todas elas requer uma reformulação das ideias e visões estratégica da empresa.
Mas basta saber que a formula mágica é que não existe fórmula mágica, o processo de inovação sustentável e manter o espírito jovem é curioso pesquisando e