Vantagem exclusiva - mercado de telecom
Gestão Estratégica
Professor: Gernot Muller
Aluno: Daniel Gonçalves de Camargo
Vantagem Exclusiva
Um dos grandes desafios de qualquer empresa é conquistar a liderança, mas o maior e mais difícil deles é manter essa posição.
No final da década de 90 assistimos a Motorola perder a liderança da telefonia móvel celular no mundo para a Nokia, uma empresa finlandesa do ramo de papel e celulose que sentiu a necessidade de se ter telefones com baterias de grande duração e que resolveu investir no segmento devido ao desinteresse da Motorola em fazer esse investimento, pois naquele momento a Motorola estava investindo na tecnologia Iridium(sistema de sinal via satélite) e não se atentou para a necessidade do mercado.
Enquanto a Motorola fazia investimentos altíssimos nessa nova tecnologia, a Nokia investia na necessidade do consumidor, inovando com aparelhos em tecnologia digital que ofereciam além de ligações, SMS, jogos, agendas com nomes e números e principalmente baterias que duravam até 7 dias.
Após o lançamento da tecnologia Iridium( que foi um grande fiasco por falta de assinantes) a Motorola tenta voltar ao mercado, mas a finlandesa já havia dominando o “mundo” e já estava com um “markt Share” mundial acima de 50%.
Até 2006 a Nokia que era líder mundial e que no Brasil atingia 70% de participação no mercado de telefonia móvel, não se atentou para a nova necessidade dos consumidores que eram e ainda são os “Smartphones”, assim perdeu mais 50% da sua participação sendo “engolida pela Samsung, Apple e Blackberry.
Como nos exemplos citados acima, podemos notar que as empresas após atingirem a liderança, começam a perder mercado por se preocuparem apenas com estratégias que mantém sua posição e não mais a si superarem, com produtos e soluções inovadoras que aguçam a curiosidade e supram as necessidades dos seus